segunda-feira, 18 de março de 2013

Ano da Fé: As três versões do Catecismo da Igreja Católica


Durante o Ano da Fé, a Igreja incentiva os fiéis a estudarem o Catecismo da Igreja Católica. Inclusive, é parte das Indulgências Plenárias concedidas por decreto do Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. No Catecismo, todo o conteúdo da fé está explicado de maneira clara, profunda e pedagógica, a fim de que o católico tenha uma base sólida para viver, defender e propagar a fé. São três as versões do Catecismo da Igreja Católica, à disposição de todos os fiéis, que por uma delas deve se interessar:

1. O Catecismo da Igreja Católica
O Catecismo da Igreja Católica é um dos frutos do Pós-Concílio Vaticano II e foi promulgado pelo Papa João Paulo II, com a Constituição Apostólica Fidei Depositum (Depósito da Fé), no dia 11 de outubro de 1992, trigésimo aniversário do início do Concílio Vaticano II. A exposição do depósito da fé é feita em quatro partes: 1) A profissão de Fé; 2) A celebração do Mistério Cristão; 3) A vida em Cristo; 4) A oração cristã. Temos, portanto, o conteúdo da fé, a celebração da fé, o testemunho da fé, e a articulação espiritual da fé por meio da oração. Com a Bíblia em uma mão e o Catecismo da Igreja Católica em outra, o fiel alcança um conhecimento bem aprofundado da fé.

2. O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica
A Assembleia Extraordinária Sínodo dos Bispos de 1985, vinte anos após o término do Concílio Vaticano II, desejou uma versão mais concisa do Catecismo da Igreja Católica. Tal desejo foi vivamente abraçado pelos participantes do Congresso Internacional de Catequese, em outubro de 2002. Em fevereiro de 2003, o Papa João Paulo II confiou sua redação a um grupo de cardeais, com a colaboração de especialistas. No decorrer dos trabalhos, o projeto foi submetido à apreciação de todos os Cardeais e dos Presidentes das Conferências Episcopais, que o acolheram e apreciaram positivamente. O Compêndio é como um vademecum que permite às pessoas crentes aprofundar nossa fé e às não crentes conhecer o horizonte no qual ela se situa, com toda a vastidão do seu surpreendente humanismo. O Compêndio foi promulgado pelo Papa Bento XVI, em 28 de junho de 2005, vinte anos depois do início da elaboração do Catecismo da Igreja Católica.

3. O Youcat ou Catecismo Jovem da Igreja católica
Agora também temos também a mais nova versão do Catecismo, desta vez destinada aos jovens — o Youcat (abreviatura de Youth Catechism) — fruto de um ardente desejo do Papa Bento XVI de levar a juventude ao estudo e aprofundamento da doutrina católica. O Youcat tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes (“Em que Cremos”, “Como Celebramos?”, “A Vida em Cristo” e “Como Devemos Orar”) e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender à vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.

CITAÇÃO DE FONTE:
Texto extraído do Folheto Dominical:
POVO DE DEUS EM SÃO PAULO - SEMANÁRIO LITÚRGICO
Publicação da Mitra Arquidiocesana de São Paulo
Av. Higienópolis, 890 - São Paulo - SP - 01238-000 TEL: 3660-3700
Diretor: Côn. Antônio Aparecido Pereira
Redator: Pe. Valeriano dos Santos Costa
Ilustrador: Marco Funchal 5071-3808
Diagramador: Eduardo Cruz
Assinaturas: Luana Oliveira r.3718
E-mail: povodedeus@arquidiocesedesaopaulo.org.br

Nenhum comentário: