domingo, 9 de junho de 2013

DEI VERBUM - A profundidade e beleza da Sagrada Escritura

DEI VERBUM - (PALAVRA DE DEUS) é um dos documentos elaborados durante o Concílio Vaticano II.

Podemos dizer que uma das maiores finalidades do Concílio Vaticano II era a de difundir a Palavra de Deus, realizando, assim, o desejo de Jesus Cristo, que anunciou: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia a toda a Humanidade" (Mc 16,15).

Já no "Proemio" destaca-se o objetivo de "propor a genuína doutrina sobre a Revelação divina e sua transmissão, para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame" (DV, n. 1).


A estrutura da Dei Verbum é muito simples, mas concentra um ensinamento profundo.

No capítulo I o documento nos fala sobre a Revelação, descrevendo o processo contínuo de comunicação entre Deus e o ser humano. Revelar é uma palavra que deriva do latim revelare, e significa "tirar o véu, divulgar, mostrar, dar-se a conhecer". São muitos os sinônimos, mas a idéia central é esta: manifestar. Deus revelou-Se, deu-Se a conhecer aos nossos antepassados, manifestou a Sua vontade e a Sua verdade diversas vezes ao longo da história com o objetivo de conduzir todos à comunhão Consigo.

Na plenitude dos tempos, revelou-Se de modo pleno e definitivo através do Seu Filho, o Verbo Encarnado. Em poucas linhas a Dei Verbum concentra os fundamentos de toda a Teologia da Revelação. O seu conteúdo é muito profundo e, por isso, ainda há muito a ser aplicado.

O capítulo II ocupa-se da transmissão da Revelação divina, confirmando que o nosso acesso à Revelação acontece através da pregação dos Apóstolos e dos seus sucessores. É a chamada Tradição, que tem sua origem nos Apóstolos e progride na Igreja sob a inspiração do Espírito Santo. A Tradição ajuda a compreender a Escritura, pois as duas estão intimamente relacionadas, são dois pilares da fé cristã, proveem de Deus e tendem ao mesmo fim: conduzir o homem a Deus.

No capítulo III, o documento confirma que a Sagrada Escritura foi escrita por mãos humanas, mas sob a inspiração do Espírito Santo. Por isso, para que a Bíblia seja interpretada, faz-se necessário levar em consideração a inspiração divina, os gêneros literários, os estudos exegéticos e hermenêuticos e tudo o mais que possa contribuir para uma melhor compreensão do texto. Incentivam-se assim as pesquisas e estudos bíblicos, primeiramente por parte dos pastores e pregadores, mas também de todos os cristãos, pois não é possível amar o que não se conhece.


Já os capítulos IV e V tratam especificamente do Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento contém um retrato da história da salvação e serviu, como sabemos, para preparar a chegada de Cristo, que veio para instaurar o Reino, como é delineado no Novo Testamento.

Por fim, o documento nos apresenta como a Sagrada Escritura age na vida da Igreja. É o capítulo VI. Neste capítulo vemos de modo explícito o convite ao aprofundamento da Palavra de Deus através da tradução da Bíblia para todas as línguas, além do estudo e da investigação. A Escritura deve ser a alma da Teologia (DV, n. 24).

Conclusão

A Constituição Dei Verbum deu origem a muitos outros bons frutos, tais como a renovação bíblica a nível litúrgico, teológico e catequético; a leitura e aprofundamento da Bíblia através do apostolado bíblico, com o aparecimento de diversos grupos, movimentos e iniciativas; a divulgação da lectio divina; a animação bíblica da pastoral.

Contudo, há muito ainda por fazer. Muitos cristãos ainda estão distantes da Bíblia, ignorando seus ensinamentos e suas verdades. Outros ainda fazem uma leitura fundamentalista ou superficial, que induz ao uso errôneo do seu ensinamento. Enfim, muitos ainda não foram iluminados pela Palavra de Deus, que é "lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho".

Por isso, o apelo do Concílio é fazer conhecer sempre mais e melhor a palavra de Deus e que "encha cada vez mais os corações dos homens o tesouro da Revelação, confiado à Igreja" (DV, n. 26).

Fonte:
Folheto Litúrgico Dominical O Pulsandinho
Pulsando litÚrgico
Diocese de Apucarana - PR
Responsáveis:
Comentários e orações: Pe. Edson Zamiro da Silva
Cantos: Maestro Adenor Leonardo Terra
Diaconais: Diácono Durvalino Bertasso
Diagramação: José Luiz Mendes
Impressão: Gráfica Diocesana
Sugestões e Informações:

(43) 3468-1184 edson.zamiro@hotmail.com

Nenhum comentário: