segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CONCÍLIO VATICANO II - DECRETO CHRISTUS DOMINUS

CHRISTUS DOMINUS (Cristo Senhor)

O Decreto Christus Dominus desenvolve o tema do múnus pastoral dos bispos da Igreja.

Inicia o seu discurso em nome do Cristo Senhor (Christus Dominus), Filho de Deus, que desceu do Céu e veio, enviado pelo Pai, para salvar seu povo do pecado e santificar todos os homens (cf. CD, n.1).

Cristo enviou os apóstolos para continuarem sua missão. O papa e os bispos são os sucessores dos apóstolos e perpetuam hoje a mesma obra de Cristo.

Dividido em três capítulos, o documento aborda inicialmente o papel do bispo na estrutura da Igreja universal, destacando a unidade dos bispos e a colegialidade que os caracteriza. 

Depois, desenvolve a relação do bispo com a Igreja particular, a diocese. O bispo é o pastor da diocese e tem o tríplice dever de ensinar, santificar e governar o seu povo (cf. CD, n.11). 

No capítulo III, trata-se dos bispos que cooperam para o bem comum de várias Igrejas, ou seja, os que tomam parte nos sínodos, concílios e conferências episcopais. Isso é essencial para a partilha de experiência e mútua colaboração entre as várias dioceses.

Um elemento importante do decreto é recordar aos bispos do mundo inteiro da sua responsabilidade para com toda a Igreja e com o mundo. Essa responsabilidade desdobra-se na partilha e no especial cuidado "pelos pobres e humildes" (cf. CD, nn, 6, 7, 13).

Fonte:
Folheto Litúrgico Dominical O Pulsandinho
Pulsando litÚrgico - Diocese de Apucarana - PR
Sugestões e Informações:
(43) 3468-1184 - edson.zamiro@hotmail.com

Nenhum comentário: