domingo, 18 de agosto de 2013

CONCILIO VATICANO II - Vida e Formação dos Sacerdotes

Continuando a publicação sobre os documentos do Concílio Vaticano II, apresento aqui mais dois decretos que tratam da Vida e da Formação dos Sacerdotes.

PRESBYTERORUM ORDINIS (Vida dos Sacerdotes)

Diz-se que um dos documentos menos conhecidos do Vaticano II é o Presbuterorum Ordinis, sobre o ministério e a vida dos presbíteros. Trata-se de um decreto pequeno, mas denso no seu conteúdo.

Como o decreto sobre os bispos (Christus Dominus), refletido na edição anterior, este também apresenta três capítulos.

O primeiro, "O presbiterado na missão da Igreja", chamará nossa atenção para a natureza e condição dos sacerdotes, destacando que estes são homens escolhidos e separados do povo de Deus para se consagrarem totalmente ao Senhor é à sua obra (PO, n.3). Ainda neste capítulo, encontraremos uma referência ao sacerdócio universal dos cristãos, pois, em Cristo, todos os fiéis por força de seu batismo tornam-se sacerdotes, isto é, buscam a sua santificação e a dos outros (PO, n. 2).

Mas como no Corpo nem todos os membros tem a mesma função (cf. Rm 12,4), alguns são chamados ao grau da Ordem para oferecer sacrifícios e perdoar pecados. Este tema é completado pelo capítulo II, onde se fala das funções do presbítero: ministro da Palavra de Deus e dos Sacramentos, educador das almas e educador do povo e pastor das almas.

No capítulo III são desenvolvidos os temas centrais para a vida do sacerdote. O Presbítero é vocacionado à santidade e à perfeição.

Age "in persona Christi", ou seja, é instrumento de Cristo para a edificação do seu corpo, que é a Igreja, e para a santificação do povo.

Também se fala das exigências espirituais do sacerdócio, dando relevo a Sagrada Escritura e a Eucaristia como meios que favorecem a vida espiritual do mesmo.

A conclusão deixa uma palavra de incentivo e confiança diante dos desafios.

OPTATAM TOTIUS (Formação dos Sacerdotes)

Não há dúvidas de que para termos bons bispos e bons padres, é de capital importância que haja também uma boa formação inicial.

É exatamente sobre este tema que trata o Decreto Optatam totius, promulgado em 28 de outubro de 1965.

Basicamente destaca-se a necessidade de formarem os seminaristas como verdadeiros "pastores de almas", a exemplo de Cristo, no tríplice ministério da palavra, do culto e da santificação.

O Decreto é divido em sete tópicos, que abordam temas variados como a promoção ativa das vocações, os estudos eclesiásticos e a formação integral (espiritual, intelectual e disciplinar).

O último ponto destaca a necessidade de atualizações constantes.

NOTA DO EDITOR: Na próxima edição falaremos sobre a importância e missão dos Leigos.

Fonte:
Folheto Litúrgico Dominical O Pulsandinho
Pulsando litÚrgico - Diocese de Apucarana - PR
Sugestões e Informações:
(43) 3468-1184 - edson.zamiro@hotmail.com

Nenhum comentário: