segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quais os 7 dons do Espírito Santo?

Caríssimos Irmãos e Irmãs,

Estamos no tempo de Pentecostes!

Peçamos: VINTE ESPÍRITO SANTO, ENCHEI OS CORAÇÕES DE VOSSOS FIÉIS COM O FOGO DO VOSSO AMOR E RENOVAREIS A FACE DA TERRA!

Como eu não sou um escritor habilidoso sobre este tema, fui buscar na internet uma fonte confiável e de respeito. Encontrei o artigo abaixo do Professor Felipe Aquino, no blog da Canção Nova, o qual sugiro que vocês visitem sempre que precisarem de alguma orientação sobre temas católicos e vivenciais.

Desejo a todos uma feliz e santa semana!

Dermeval Neves

Santificados pelo Espírito Santo

Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual vos foi dado por Deus? (2Cor 6,19)

Desde o Batismo o Espírito habita em nós com a Trindade Santíssima e nos dá os dons de santificação: Sabedoria, Ciência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. A Igreja nos ensina que mediante esses dons o Espírito nos dirige para a santificação, na medida que a nossa disposição coopera com a graça.

Pelo dom da Sabedoria o Espírito nos capacita a conhecer a Deus na intimidade e também nos leva a conhecer a Sua vontade. Faz-nos perceber a mão de Deus em nossa vida, guiando os nossos passos.

Pelo Entendimento, ou Inteligência, nos leva a ver as pessoas e o mundo com os olhos de Deus, e não com a nossa miopia humana, que mais enxerga os defeitos e os erros do que as qualidades e as belezas das pessoas e das criaturas. Por esse dom somos levados a querer penetrar os mistérios de Deus e o seu conhecimento. Ainda menino no Mosteiro de Monte Cassino, São Tomás de Aquino já surpreendia os monges com essa pergunta: “Quem é Deus”?

O dom da Ciência nos leva a compreender e aceitar os planos de Deus revelados na Sagrada Escritura. Por esse dom muitos santos, embora quase analfabetos, tinham a ciência infusa das coisas de Deus. Santa Bernadete, a quem Nossa Senhora disse: “Eu Sou a Imaculada Conceição”, menina ainda, soube com grande ciência e acerto responder as perguntas capciosas que lhe faziam. Santa Catarina de Sena, embora analfabeta, nos deixou riquíssimos ensinamentos de doutrina, a ponto de ser declarada pela Igreja, Doutora, em 1970, pelo Papa Paulo VI.

O dom do Conselho nos faz sábios diante da vida e nos impulsiona a procurar a Deus e a levar os outros a Deus. Dom Bosco, quando ainda menino, fazia mil peripécias para divertir os seus amiguinhos, desde que depois eles rezassem juntos o Terço.

O dom da Fortaleza nos prepara para lutar contra as tentações e o pecado. Nos faz corajosos na defesa da fé, da “sã doutrina” (1Tm 1,10) da Igreja, e nos ajuda a vencer as zombarias e o respeito humano. Houve na época do império romano um menino cristão chamado Tarcísio, que levava o Santíssimo Sacramento aos doentes; preferiu ser apedrejado e morto por meninos pagãos do que lhes entregar a Hóstia sagrada, para ser profanada. A Fortaleza também nos é dada para termos força e paciência para carregar a cruz de cada dia. Sem esse dom nos desesperamos diante do sofrimento e da dor.

A Piedade produz em nós o amor a Deus acima de tudo, afastando-nos de toda forma de idolatria (prazeres, amor ao dinheiro, status, fama, vanglória, poder, superstições, ocultismo, etc.) para adorar e servir somente a Deus. Nos faz também vivermos como verdadeiros filhos de Deus, que ama o Pai com toda a sua vida: pensamentos, palavras e obras. É também o dom que nos leva e capacita à oração permanente e humilde que tudo alcança. Faz-nos curvar a cabeça e o coração diante das coisas sagradas. Move-nos a adorar a Deus e venerar os seus santos e anjos, e de modo especial Nossa Senhora, Mãe de Deus.

O Temor de Deus não consiste em ter medo de Deus. Jesus nos revelou o grande amor de Deus na parábola do filho pródigo; o Pai sempre pronto a acolher e a perdoar o filho que o abandonou. Esse Temor é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e Santo. Não é medo de ofendê-lo e ser castigado, e sim receio de decepcioná-lo com o nosso pecado. Então, por amor a Deus, nos leva a fugir do pecado, já que este entristece a Deus, o decepciona.

A busca da santificação é uma caminhada no Espírito Santo, pois Ele é o nosso Santificador.

Prof. Felipe Aquino


segunda-feira, 6 de maio de 2013

LUMEN GENTIUM (Novo modo de ser Igreja)


A Lumen Gentium é, provavelmente, o documento mais importante do Concílio Vaticano II. Vamos entender um pouco sobre ele.

A Constituição sobre a Igreja – Lumen Gentium (Luz dos povos) – tornou-se como que o tronco do Concílio e representa, no campo da eclesiologia, uma autêntica revolução. Surge um novo modo de ser e de compreender a Igreja.

De um modelo de Igreja sociedade perfeita passa-se agora a uma pluralidade de imagens, complementares entre si e orientadas pela perspectiva do mistério e da Trindade. Ao contrário da Constituição Sacrosanctum Concilium, houve longa discussão sobre o texto original, sendo feitas cerca de quatro mil emendas.

O documento final, votado apenas após cada um dos capítulos ser aprovado individualmente, foi promulgado a 21 de novembro de 1964, após receber 2151 votos a favor e apenas 5 contra. É composto por oito capítulos, onde se descrevem diferentes aspectos da Igreja.

No primeiro somos introduzidos no "mistério da Igreja": a Igreja é o reino já presente em mistério e cresce pelo poder de Deus; "é o povo congregado na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (LG n. 4).

Resgatam-se uma série de imagens que, desde as origens do Cristianismo, representaram a Igreja: rebanho, lavoura de Deus, edifício, Jerusalém do alto, templo do Espírito e corpo de Cristo, com diferentes membros, guiados pela única cabeça: Cristo, que é Luz dos Povos.

Como vimos na edição anterior, no capítulo primeiro, a Lumen Gentium nos introduz no "mistério da Igreja". Portanto, enquanto este capítulo considera o corpo eclesial a partir do mistério trinitário, o capítulo segun - do, apresenta o seu desenvolvimento histórico.

O novo Povo de Deus, uno e universal, é formado por todos os que creem. Na Nova Aliança, todos são chamados a ir e batizar, segundo a ordem de Cristo em Mt 28,18-20, constituindo, assim, uma Igreja missionária.

Os capítulos III e IV da Lumen Gentium descrevem a estrutura orgânica da Igreja. 

Todos os batizados, fiéis ou pastores, têm a mesma vocação fundamental e são associados à mesma missão. Primeiramente fala-se da constituição hierárquica da Igreja, especificando a função dos bispos (pregar o Evangelho, governar e santificar o rebanho), presbíteros e diáconos, que estão ao serviço do povo de Deus.

A seguir trata dos leigos, aos quais, "compete por vocação procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus" (LG n. 31). Os leigos, cada vez mais valorizados, são chamados à santidade a partir de sua inserção no mundo. Para tal, é sempre atual a necessidade de se investir na formação e participação dos leigos na vida eclesial.

O Concílio pede que entre pastores e fiéis haja uma "comunidade de relações" e mútuo apoio, pois todos são "chamados à santidade". Este é o tema dos capítulos V e VI. Segundo o Concílio, a missão essencial da Igreja é a santificação. A Igreja é santa e todos na Igreja são chamados à santidade. No coração desta vocação comum a todos está a vida consagrada.

Nos dois últimos capítulos da Lumen Gentium há a descrição do desenvolvimento escatológico da Igreja e do papel de Maria nesta caminhada, no mistério de Cristo e da Igreja.

A Igreja peregrina está em união com a Igreja celeste e só será consumada na glória celeste (LG, n. 48). 

A Lumen Gentium é, provavelmente, o documento mais importante do Concílio Vaticano II, pois este documento levou a Igreja a refletir sobre sua essência, origem e constituição interna. Tomando consciência da Igreja como mistério ligado ao mistério de Cristo e não como sociedade, deu um novo rumo e apontou caminhos interessantes que, infelizmente, não foram bem explorados ao longo destes cinquenta anos. Há, portanto, muito a ser feito.

Fonte: Pulsando Litúrgico - Folheto Dominical da Diocese de Apucarana - PR

Programas Padre Reginaldo Manzotti

Caríssimos Irmãos e Irmãs,


Parabéns aos mais de 6.500 visitantes que assistiram o programa Evangeliza Show desta semana no NPDBRASIL - http://www.npdbrasil.com.br/tvNPD.htm - e informamos que a reprise do programa continua até a noite da próxima sexta-feira. Portanto, não tem desculpas para não ver também... Compartilhem e convidem seus amigos e amigas a verem também...


Na mesma página você pode assistir e rezar as novenas diárias do programa Sinais do Sagrado,que ficam disponível 24 horas por dia. Vale a pena ver os aconselhamentos, os testemunhos de graças alcançadas, o estudo diário dos Salmos e rezar a novena que está sendo feita nesta semana e também rezar pelas mães.

Um fraternal abraço em Cristo e uma feliz e santa semana a todos!

Dermeval Neves